24 de agosto de 2010

*REGIME E CELULITE: CONHEÇA AS VERDADES AQUI


Quem não sonha em encontrar uma receita mágica para perder peso ou dar fim à praga da celulite? Não é a toa que as farmácias vivem com as prateleiras repletas de produtos que prometem soluções para esse tipo de tormento. Mas será que eles funcionam? Os especialistas afirmam que não existe fórmula mágica. Confira:

PORANGABA
A erva tem propriedades diuréticas. Portanto, faz perder água, e não gordura. "É uma falsa diminuição de peso", diz o endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Márcio Mancini.

SPIRULINA
Fabricante de cápsulas dessa alga marinha garantem que ela ajuda a controlar o apetite. Célia Nogueira, endocrinologista da Unesp (Universidade Estadual Paulista), no entanto, duvida: "Não existe nenhuma comprovação científica".

QUITOSANA
Extraída da casca de crustáceos, como camarão e lagosta, essa fibra promete levar o organismo a eliminar gordura pelas fezes. "Ela tem essa propriedade. Mas o intestino possui mecanismos mais eficientes que fazem o corpo absorver a gordura", diz Mancini. Por isso, o produto não emagrece.

GÉIS REDUTORES
Indicados para tratar celulite e gordura localizada, contêm cânfora e mentol, que fazem os vaso sanguíneos se contraírem. "O corpo, para compensar esse efeito, aumenta a circulação no local. Isso ajuda a prevenir a celulite e o acúmulo de gordura", explica a fisioterapeuta Bianca Ribeiro, do Rio de Janeiro. Ela ressalta que o gel ajuda a evitar, mas não reduz a gordura ou a celulite já existente. Quanto aos produtos que prometem redução de até 6 cm em 1 hora, a especialista é categórica: "Não passa de enganação. Como os vasos se contraem, pode haver uma redução momentânea de medidas. Mas, depois, o corpo volta ao normal".

SHAKE
Os fabricantes aconselham que se substitua uma das refeições do dia por esse composto de baixas calorias. "Os shakes de dieta podem ajudar a perder peso", diz Mancini. "O problema é que quem se utiliza deles não muda hábitos alimentares incorretos e, por isso, pode voltar a engordar".

CÁPSULAS DE BERINJELA COMPOSTA
Existe comprovação científica de que a beringela ajuda na diminuição do colesterol. "Mas ela não faz ninguém perder peso", diz Célia Nogueira.

CENTELLA ASIÁTICA
A planta medicinal é indicada para combater celulite e gordura localizada. "A centella ajuda a prevenir, e não a eliminar o problema", diz Bianca Ribeiro. Alguns cremes feitas à base dessa planta, segundo ela, têm de a 5% de eficácia, se aplicados sobre a pele limpa e esfoliada, pelo menos uma vez por semana.

O QUE RESOLVE
Não tem jeito: para emagrecer ou diminuir a celulite, a solução é fazer dieta e exercícios."A pessoa deve ingerir alimentos menos calóricos, eliminar gorduras e fazer atividades físicas", diz Mancini. Ser menos rigorosa com as metas também ajuda. "Muita gente tem expectativas exageradas. Atendi pacientes que queriam ser como modelos. Mas a constituição física delas era diferente. Não adianta querer virar uma delas", afirma a endocrinologista.

Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/

16 de agosto de 2010

*ESPORÃO CALCÂNEO

Esporão Calcâneo: o vilão dos corredores

A dor no pé, ou no calcanhar é um dos principais vilões dos atletas de corrida de rua e algumas dúvidas sempre pairam no ar na hora do diagnóstico: o que causa esta dor? Por que ela acontece? Qual sua origem? Tenho que deixar de treinar?

A dor no calcanhar pode ser esporão calcâneo ou uma inflamação da fáscia plantar. Uma das dúvidas dos atletas é: esporão e fasciíte são as mesmas coisas? Vamos por partes.

O que é fáscia plantar?
- A fáscia plantar é a estrutura que mantém a arcada óssea do pé estável. A fasciíte plantar é uma dor na planta do pé, no ponto de origem da fáscia plantar, na tuberosidade medial do calcâneo. Caracteriza-se por uma inflamação ocasionada por microtraumatismos de repetição (muito comum em atletas de corrida) na origem da tuberosidade medial do calcâneo. As forças de tração durante o apoio levam ao processo inflamatório, que resulta em fibrose e degeneração das fibras fasciais que se originam no osso.

O que é esporão calcâneo?
- Esporão calcâneo é uma formação óssea reativa em forma de esporão (espícula óssea), localizada na face plantar do calcâneo (osso do pé), podemos até dizer que é um “bico de papagaio” no calcanhar. Pessoas com esta patologia têm dor na região plantar sob o calcâneo, que é pior no início da manhã e durante atividades prolongadas em posição de apoio nos pés.

Alguns artigos dizem que o esporão é conseqüente da fáscia plantar. O esporão do calcâneo faz parte do quadro de Fasciíte Plantar e se caracteriza por um crescimento ósseo no calcâneo, mas é importante salientar que o esporão não ocorre na fáscia plantar e sim no músculo flexor curto dos dedos, o qual é adjacente a fáscia. Apenas 50% das pessoas com fasciíte têm esporão e 10% das pessoas sem dor no calcâneo também tem esporão.

Qual o diagnóstico diferencial?
- Através de um simples exame radiológico, pode-se distinguir fasciíte plantar e esporão calcâneo. O esporão é um crescimento ósseo no calcanhar enquanto a da fáscia plantar caracteriza-se por uma inflamação na planta do pé.

Tratamentos:
- O tratamento da fasciíte plantar é eminentemente conservador. Deve-se parar imediatamente a causa (por exemplo, prática de corrida) e incluir a administração de antiinflamatórios (sempre com orientação médica), além de fazer o teste da pisada para saber se você utiliza o tênis ideal para o seu tipo de pé, pisada e seu peso. Deve verificar também a necessidade do uso de palmilhas (feitas sob medida); a restrição das atividades que envolvam apoio prolongado, a deambulação de longa distância, saltos e corridas; exercícios para alongamento da fáscia plantar, tendão calcâneo e gastrocnêmio; assim como recursos que promovam analgesia e diminuição das tensões (fisioterapia é de extrema importância).

Utilizamos praticamente o mesmo tratamento para esporão calcâneo. Mas quando o tratamento não dá algum resultado, ou se prolongue muito, pode-se utilizar T.O.C - Terapias por Ondas de Choque (procedimento um pouco caro ainda no Brasil) ou até mesmo uma cirurgia para retirada do esporão, procedimento este que ainda não há um consenso entre os médicos, e neste caso ele (médico) é o profissional mais indicado para lhe orientar.

Fonte: http://www.webrun.com.br

6 de agosto de 2010

*SOBRANCELHAS

Muita gente considera as sobrancelhas apenas um detalhe. Mas, no conjunto, fazem uma boa diferença. Elas equilibram as linhas do rosto e qualquer mudança nesta região altera a expressão. Se não forem bem cuidadas e o excesso de pêlos não for retirado, o rosto fica com o aspecto pesado.

A maneira mais segura de retirar os pêlos dos supercílios é com uma boa pinça. Algumas pessoas optam pela cera quente, outras pela linha.

As sobrancelhas muito finas - ou com falhas - também comprometem a harmonia do rosto. Atualmente, não há um formato-padrão na moda. O ideal é que o desenho seja escolhido a partir das linhas do rosto. Achar o formato ideal, porém, é uma operação bastante delicada que deve ser feita por um profissional.

http://beleza.terra.com.br/mulher