31 de maio de 2011

*A REFLEXOLOGIA E O SEU LADO EMOCIONAL


O princípio da técnica de reflexologia é de que diversos pontos do corpo humano estão interligados. É um tratamento feito por meio de estímulos em um ponto de reflexo corporal, e também, um dos recursos da medicina alternativa, hoje chamada de Holística ou Medicina Complementar.

Alguns órgãos e partes específicas do corpo, podem mostrar um pouco do nosso lado emocional e, com esta terapia, podemos estimular esses pontos. Esse tipo de tratamento também é conhecido como medicina energética. Parte-se do princípio de que tudo é energia, e nesta linha, a bioenergética trata, não apenas os Chakras, mas principalmente nossa inteligência emocional. Dessa forma, podemos entender como os nossos pensamentos, além de nossas emoções, participam da nossa energia vital.

Muitas pessoas, entretanto, confundem o conceito de reflexologia, com o de reflexoterapia. A primeira é o estudo das delimitações de áreas de reflexo do corpo, e de suas ações diante das patologias. A reflexoterapia é a utilização terapêutica da reflexologia e pode auxiliar no tratamento de diversas doenças.

Os principais "pontos reflexos" trabalhados na reflexoterapia, são o reflexo palmar, o podal, o auricular, o cranial e o vertebral. Através dessas áreas, estimulamos regiões como o aparelho digestivo, o crânio e o pâncreas. Eles são ligados à nossa maneira de lidar com a vida.

O aparelho digestivo, por exemplo, pode apresentar problemas na ingestão, que nos mostram nossas dificuldades de engolir, digerir e também, de assimilar tudo aquilo que ocorre em nossos relacionamentos. Já os ombros, estão ligados à maneira que temos de encarar os problemas, e do peso que atribuímos à eles.

Esta terapia é apenas mais uma opção para tratarmos tudo aquilo que a nossa mente, provoca em nosso corpo. É importante lembrar que estes tipos de tratamentos são auxiliares, e não substituem os tratamentos convencionais e nem curam doenças. São ferramentas para diminuirem sintomas e o seu estresse.

Fonte: http://www.zastros.com.br/

13 de maio de 2011

*CORRIDA E CAMINHADA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Este é o segundo tipo da doença mais frequente em todo o mundo.
Aproveite esta oportunidade para se informar!

Esse mês foi aberta a temporada 2011 do projeto que visa conscientizar as mulheres de todo país sobre o Câncer de Mama. As etapas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais do circulo da corrida e caminha contra a doença serão realizadas neste período.

Dados do INCA, o Instituto Nacional de Câncer, indicam que este é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo. A cada cem novos casos de câncer diagnosticados por ano no país, vinte e dois são de mama. Ainda segundo o Instituto, a taxa de mortalidade em decorrência da doença é grande devido à falta de informação da população. O que acaba levando ao diagnóstico tardio, com o câncer em estágio mais avançado.

Fazendo o diagnóstico e tratando oportunamente a doença, as chances de cura são enormes. Por isso mesmo, mulheres na faixa etária acima de 35 anos precisam de atenção redobrada no que diz respeito a este assunto. A incidência da doença cresce rápida e progressivamente em mulheres a partir desta idade. Porém, tudo estará sob controle se você freqüentar regularmente o seu médico ginecologista.

A melhor maneira de se prevenir é:

• Evite a obesidade, através de uma dieta equilibrada. O sobrepeso aumenta o risco de desenvolvimento da doença.

• Pratique exercícios físicos regularmente, esta é uma recomendação básica para se prevenir do câncer de mama.

• Evite a ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada. Bebida alcoólica é fator de risco para esse tipo de tumor.

• Evite a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.

O primeiro circuito da Corrida e caminhada contra o câncer de mama do ano será em Belo Horizonte, MG, marcada para o dia 15 de maio. No domingo seguinte, dia 22, acontecerá a etapa do Rio de Janeiro, RJ. E em agosto vai ser a vez de São Saulo, SP. Aproveite a oportunidade para se manter informada sobre este assunto.

Fonte: http://suadieta.uol.com.br/


6 de maio de 2011

*UM PASSO A PASSO PARA RETARDAR O ENVELHECIMENTO DA PELE


Dicas imperdíveis que vão te ajudar a ficar jovem por mais tempo!

A sua pele está ficando cada vez mais flácida? Tudo bem que um dia isso vai acontecer com todo mundo. Mas, você sabia que algumas medidas simples como a escolha certa dos cremes, uma alimentação balanceada e uma ginástica facial podem te ajudar a retardar este processo? Pode parecer estranho, mas é verdade!

Confira as dicas para retardar e controlar a flacidez facial:

*Passo número 1: Pratique exercícios faciais!

- Para o pescoço: Coloque a mão sobre a pele do pescoço fazendo uma suave pressão. Faça uma exagerada posição de "beijo" com os lábios, como se fosse beijar o espelho, forçando os cantos e relaxando o centro da boca. Continue alongando, até sentir uma sensação de formigamento. Lentamente, relaxe os lábios e sorria com os lábios juntos. Puxe os cantos da boca para baixo. Faça o exercício cinco vezes.

- Para as maçãs do rosto: Diga "ó" e "xix" 30 vezes seguidas.

- Para a papada: Com a boca fechada, passe a língua pelo céu da boca. Repita dez vezes.

*Passo número 2: A escolha dos cremes:

Os ativos mais indicados são os que contêm DMAE em sua formulação. Esse componente restaura o tônus, melhorando progressivamente a aparência da pele, pois estimula a produção de colágeno, fortalecendo a estrutura da pele.

Outro ativo importante é o Raffermine, que contém frações de soja, reforça a estrutura molecular da derme e aumenta a firmeza, a elasticidade e a tonicidade da pele.

*Passo número 3: A aplicação dos produtos:

Cada produto tem sua ação específica. Esta ação é influenciada pela maneira de passá-lo, pois não adianta deixá-lo mal espalhado ou acumulado em alguma região do rosto. O ideal é aplicá-lo em quantidade o suficiente e em pontos principais, como testa, maçãs do rosto, queixo e pescoço.

Espalhe o creme com os dedos, com o cuidado de fazer movimentos ascendentes a partir do centro do rosto. Espalhe e massageie todo o produto que está no pescoço para o colo. Esses movimentos abrem as microfissuras da pele e fazem com que o creme seja bem absorvido.

*Passo número 4: A alimentação:

Esqueça as frituras e os alimentos que tenham grande quantidade de gordura. A cenoura ajuda a tonificar a pele, as frutas vermelhas combatem os radicais livres, o iogurte natural protege a sua pele de agentes exteriores, o abacaxi dá mais firmeza e a castanha-do-pará é um antioxidante indispensável.

http://suadieta.uol.com.br/