22 de novembro de 2012

BONITA O ANO TODO‏

Todos os anos, quando o verão se aproxima, especialistas em beleza, médicos e indústrias de cosméticos apresentam novidades em produtos e tratamentos para que as pessoas fiquem mais bonitas na estação do sol, do mar e das férias.
 
Todos estão sempre em busca de resultados melhores, ativos mais eficientes e tecnologia a fim de colaborar na busca pela beleza facial, corporal e dos cabelos.
 
Muitas vezes, as pessoas se esquecem do básico. São cuidados que devem ser tomados o ano inteiro, não só no verão, afinal, de que adianta passar bons hidratantes no corpo se a pessoa não toma a quantidade adequada de água? Hidratar-se não é um requisito só do verão, mas um cuidado diário.
 
Cuidando do corpo o ano todo, fica muito mais fácil chegar melhor e mais bonito no verão! A seguir uma lista os cuidados fundamentais para quem quer estar belo e saudável em todas as estações do ano.
 
São dicas que valem tanto para eles como para elas:

• Não abuse da exposição ao sol em nenhuma situação. Proteja a pele das agressões dos raios solares com o protetor adequado ao seu tipo de pele. Protetor solar deve fazer parte do ritual diário de cuidados com a pele. Dê preferência aos que oferecem proteção ao DNA da célula. Se necessário, peça auxílio a especialistas.

• Quando for à praia ou à piscina, evite se expor ao sol entre 10 e 16 horas (11 e 17h no horário de verão). Nesse período, o sol agride o DNA da célula, o que compromete a vitalidade da pele, levando ao surgimento de manchas escuras e sardas.

• Não se esqueça dos lábios: cuide deles com carinho, usando protetor labial para evitar rachaduras, além de deixá-los permanentemente hidratados. Os lábios ‘sofrem’ em todas as estações do ano, especialmente no verão e no inverno.

• Faça drenagem linfática regularmente. Opte por sessões pelo menos duas vezes por semana. Além de evitar o acúmulo de líquidos, a drenagem auxilia na quebra de gordura e eliminação de impurezas do organismo.

• Cuide do metabolismo. No verão, ocorre maior perda de líquidos e minerais, em razão da transpiração excessiva. O correto é não esperar a sede chegar: aumente a ingestão de líquidos, sobretudo os saudáveis, como água de coco, rica em sais minerais e proteínas.

• No combate à flacidez, uma dupla infalível: pratique exercícios físicos regularmente e mantenha hábitos e alimentação saudáveis. Vale usar e abusar de produtos firmadores corporais que aumentam a elasticidade da pele por meio da estimulação do colágeno.

Que todos nós tenhamos um excelente verão com muita água e muita saúde.

5 de novembro de 2012

*BENEFÍCIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL‏


O método de Drenagem Linfática Manual surgiu em Paris, em 1932, foi desenvolvido pelo terapeuta dinamarquês Emil Vodder que trabalhava junto com sua esposa, na Riviera Francesa, por isso, é muito mais popular na Europa que no Brasil.
Ao contrário do que se pensa, a Drenagem Linfática não dói e se bem empregada pode combater um dos maiores inimigos da mulher: a celulite. A massagem consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas e relaxantes, com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo. Uma pressão que cause dor pode romper vasos e formar hematomas, trazendo complicações para o quadro da paciente. Também se deve ter conhecimento de que os capilares linfáticos estão localizados logo abaixo da pele e acima dos músculos, portanto não existe "Drenagem Linfática Profunda", isto é propaganda falsa!

MÃOS DE FADA

A Drenagem Linfática deve ser exclusivamente manual, não é recomendado fazê-la com ajuda de aparelho de endermologia, com o intuito de intensificar a massagem, como algumas clínicas prometem. A Drenagem Linfática é manual, porque só manualmente se consegue respeitar a fisiologia do sistema linfático. Também se engana quem espera por uma massagem pelo corpo todo, pois a Drenagem Linfática é direcionada. Apesar de durar em média uma hora a uma hora e meia, é realizada somente na região necessária. Trabalha-se a queixa do paciente, contudo, se a massagem é realizada nos membros inferiores, por exemplo, todo o tronco também será beneficiado, pois a estimulação dos gânglios libera o ducto principal.


ESTÍMULO DA CIRCULAÇÃO

Os movimentos da massagem seguem o trajeto dos vasos linfáticos, o que melhora as funções essenciais do sistema venoso e linfático. A principal finalidade é mobilizar a corrente de líquidos que está dentro dos vasos linfáticos com objetivo de movimentar a linfa em direção aos gânglios (nos capilares linfáticos, esse líquido passa a se chamar linfa). Esta prática melhora a circulação sanguínea, por isso, é recomendada no tratamento de celulite, porque elimina líquido.
Podem causar a retenção de líquidos uma dieta rica em sal e gordura, alterações hormonais, problemas circulatórios, processos inflamatórios, roupa apertada, entre outros. Assim, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de liquido que não consegue reabsorver, ocasionando a celulite.

A estagnação dos gânglios linfáticos também pode causar dor, desconforto e corpo inchado. A estimulação da circulação linfática ajuda o corpo a eliminar toxinas e auxilia na nutrição dos tecidos. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do excesso linfático. A Drenagem Linfática também é ótima para cólicas menstruais, em gestantes alivia dores nas pernas e a sensação de peso, também funciona muito bem para minimizar hematomas e evitar processos fibróticos nos pós-cirúrgicos, como plásticas e lipoaspiração.


REGENERAÇÃO DOS TECIDOS

A Drenagem Linfática Manual é recomendada para o desaparecimento de inúmeras formas de edemas como, por exemplo, edemas pós-operatórios; o edema do braço depois de uma mastectomia; assim como os edemas pós-traumáticos, como os que aparecem quando se faz uma fratura. A massagem estimula o processo ou imunológico, aumentando na zona cortical dos gânglios linfáticos, a produção de linfócitos, cujo núcleo tem um papel alimentício e regenerador para os tecidos. Este fenômeno foi observado em úlceras varicosas, osteoporoses, enxertos de órgãos e celulites.


EFEITO RELAXANTE

A Drenagem Linfática Manual exerce uma ação sedante, tranqüilizante e relaxante. De fato, quando se inicia o tratamento, a maioria dos pacientes sente que os seus músculos se relaxam, as suas pálpebras pesam e uma sensação de torpor invade-os. No entanto, deve-se ter cuidado na utilização de cremes ou óleos de massagem nesta técnica, isto acaba atrapalhando a realização das manobras e a pressão específica das mãos pode ficar comprometida. Pode-se
utilizar óleo essencial para aromatizar o ambiente.
 
Também é comum sentir vontade de urinar com mais freqüência após a sessão, e este é um sinal que a Drenagem Linfática foi bem feita, pois estimula o funcionamento dos rins e todos os detritos acabam sendo eliminados naturalmente através da urina. Devemos sempre fazer Drenagem Linfática para uma boa qualidade de vida, pois além de todas as indicações já citadas, ajuda a combater o stress, proporciona regeneração e defesa dos tecidos, aumenta a eliminação de toxinas por diurese em até 24 horas.

INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES

Qualquer pessoa pode receber esta massagem, não precisa necessariamente estar com algum problema. A Drenagem Linfática somente possui contra-indicação absoluta em casos de trombose venosa profunda e quando existe a suspeita ou se está em tratamento do câncer. Pessoas cardíacas ou com a pressão alta possuem contra-indicações relativas, salvo quando controladas por medicamentos. É absolutamente indicado para gestantes, principalmente, para aliviar as dores do corpo muito inchado nos últimos meses da gravidez.