24 de julho de 2013

*FIBROSES NO PÓS OPERATÓRIO



Fibroses no pós operatório: É a soma do edema mais proteínas acumuladas, onde os fibroblastos, (responsáveis por promover a cicatrização), trabalham desordenadamente, produzindo excesso de colágeno, que por sua vez, acarreta as ondulações, (de colágeno), repuxamento ou retração da pele e as dores, sem contar o aspecto nada agradável nas áreas envolvidas.
 
A drenagem linfática é o recurso mais recomendado no pós operatório das cirurgias plásticas estéticas e outros procedimentos invasivos como por exemplo, a lipo ligth, pois acelera a recuperação, evita mais edemas e as fibroses.
 
O tecido fibrosado ou as cicatrizes internas é predominantemente constituída de colágeno, uma maneira que o organismo tem de cicatrizar lesões quando o tecido lesado não consegue recuperar a sua funcionalidade integralmente.
 
Se há pouca formação de fibrose, normalmente não há problemas, mesmo por quê, com o tempo ela tende a desaparecer, mas o esteticista percebendo essa condição, procura (no pós operatório tardio da lipo, após trinta dias e das cirurgias plásticas, após a liberação do médico), entrar com outros recursos como por exemplo a endermologia, que ajuda a adelgaçar mais rapidamente e tornar mais maleável essa cicatriz, assim como para evitar a sensação de repuxamento ou endurecimento no local.
 
Se a fibrose vai se tornando muito proeminente ou saliente, (principalmente à partir do 14° dia da intervenção), o endurecimento maior no local, as nodulações, a retração da pele e a dor podem se apresentar, assim como as irregularidades na pele.

Para melhores resultados, o importante é não deixar de fazer a drenagem linfática e obedecer à risca todas as recomendações médicas; lembrando que a fibrose antiga e mais endurecida ou espessa, isto é, não tratada precocemente, é mais difícil de reabsorver a cicatriz, lacear ou tratar com os recursos estéticos; talvez apenas pela medicina estética, o que pode ser de certa forma, mais traumático, além de encarecer o tratamento do pós operatório.