10 de abril de 2010

*A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA MUSCULAÇÃO

A prática regular de exercícios físicos, como a Musculação, traz inúmeros benefícios, deixa o corpo bonito e melhora a saúde de seus praticantes. Entre os benefícios para a saúde, pode-se citar a redução do Colesterol LDL (o “colesterol ruim”), atuando assim na prevenção de doenças cardíacas.

A musculação também ajuda na prevenção de doenças crônicas, como o diabetes (reduz o nível de açúcar no sangue), retarda o processo de envelhecimento, melhora a condição dos ossos e ajuda no combate à osteoporose, melhora o sono, melhora a saúde cardíaca, ajuda no combate e prevenção de varizes, é utilizada como terapia em casos de lesão muscular e correção da postura, reduz a gordura corporal, diminui as dores na coluna entre outros benefícios.

Mas os benefícios não param por aí, existem ainda benefícios psicológicos. Durante a prática da Musculação o corpo libera hormônios responsáveis pelo bem estar, que deixam a pessoa relaxada e feliz. Assim, a Musculação é ótima para combater a depressão.

A Musculação pode ainda ser uma atividade de lazer, um momento de descontração após um dia cansativo. A academia é um lugar em que se encontram os amigos e se conhece pessoas novas, levando à formação de novas amizades e até mesmo algo mais...

Além de tudo isso, a Musculação ainda atua na estética corporal (combate a gordura localizada, a flacidez e a celulite, além de fortalecer os músculos) deixando o corpo bonito e definido, como desejam tantos homens e mulheres.

É importante lembrar que, para praticar a Musculação deve-se procurar por locais que ofereçam a orientação de professores de Educação Física, com registro no CREF (Conselho Regional de Educação Física), além de verificar se a academia oferece boas condições de higiene e equipamentos de qualidade.

(por Adriano Antonio Barretta / Professor de Educação Física)

Um comentário:

Zé Carlos disse...

Ivana querida, está tudo perfeito, correto em todos os aspéctos. O difícil é ter a qualidade da temperança para manter o rítmo e a persistência nos exercícios.

Bjs do ZC