Apesar do nome diferente, Xantelasmas são lesões cutâneas na região das pálpebras provocadas pelo depósito de lipídeos (gordura) na pele. Podem estar relacionados com alterações locais do metabolismo sanguíneo.
O xantelasma pode atingir tanto na pálpebra inferior quanto a pálpebra superior, o aspecto da lesão é plano e amarelada, com uma consistência mais endurecida que a pele ao redor. Os xantelasmas não causam qualquer sintoma e o principal incômodo é o visual, estético.
A escolha do melhor tratamento para a remoção dos xantelasmas depende da extensão das lesões, devendo ser indicado por um dermatologista. O tratamento visa à destruição ou remoção das lesões. Podendo ser através da aplicação de substâncias cáusticas para a cauterização química, eletrocoagulação, laser ou retirada cirúrgica com fechamento por sutura (pontos). Na maioria dos casos em ambiente de consultório, sem necessidade de internação.
O colesterol alto pode ser uma das possibilidades para se adquirir o Xatelasma. Porém, nem todos que tem colesterol alto desenvolvem xantelasma, mas de qualquer forma é melhor prevenir.
Este post tem a intenção de, além de informá-los sobre o que é xantelasma, explicar que a causa do mesmo pode ser descuido com a saúde e a alimentação.
Fonte:
http://www.magestetica.com.br/