8 de janeiro de 2010

*COTOVELOS RESSECADOS, O QUE FAZER?

Você já deve ter reparado que, mesmo com a hidratação normal e diária, muitas vezes algumas regiões do corpo continuam ressecadas e ásperas. Uma delas certamente é a pele da área dos cotovelos. Por isso mesmo, essa sensível região precisa de cuidados específicos, para que ganhe em maciez e hidratação.

A pele dessa área é mais elástica para facilitar os movimentos, mas ela é pobre em grândulas sebáceas. Por isso, a dificuldade da hidratação.

Além disso, por ser um ponto de apoio do corpo, o cotovelo está em constante atrito com os tecidos das roupas ou superfícies na qual nos apoiamos - no caso de estarmos com os cotovelos descobertos.

Esse atrito quase ininterrupto faz com que a pele, para se proteger, crie uma espécie de escudo, o que acaba por engrossar a área.

Em casos mais extremos, essa região adquire uma coloração escura e opaca e descama com facilidade.

Para não se chegar a este ponto o melhor é hidratá-lo diariamente com cremes a base de colágeno ou elastina, e praticar uma esfoliação suave desta área. A esfoliação profunda é também a resposta no caso do cotovelo já ter ressecado.

A aparência esbranquiçada dessa área nada mais é do que o acúmulo de células mortas. Para começar, todas as manhãs e durante o banho esfregue o cotovelo (braços flexionados) com uma esponja natural ou luva de massagem. Os movimentos devem ser circulares e com certa pressão. Lembrem-se que as esfoliações mais fortes e continuas são para os casos extremos.

A dica está dada, só tem cotovelo ressecado quem quer!


Nenhum comentário: