1 de fevereiro de 2010

*DIETA ANTI-CELULITE

Obviamente o controle e a manutenção do peso saudável sempre devem ser estimulados. Porém, a necessidade calórica diária varia de pessoa para pessoa, não sendo indicado, por questões de saúde, os conhecidos chavões: “Dieta para perder X kilos em 1 semana”. Cada indivíduo é único, assim como suas necessidades e histórico clínico que devem ser avaliados pelo nutricionista ao elaborar um Planejamento Alimentar. Sem contar, na visita periódica ao médico para a realização de exames de rotina.
Se comer fosse tão inofensivo não teríamos tantos casos de doenças relacionadas à alimentação deixando de “cabelos em pé” todos os órgãos mundiais de Saúde Pública...

DIETAS DE BAIXAS CALORIAS

Toda e qualquer dieta de restrição calórica deve atender uma ingestão calórica mínima de 1200 Kcal/dia para mulheres e 1500 kcal/dia para homens (AMERICAN HEART ASSOCIATION, 1994). Abaixo desses valores, ocorre o comprometimento do aporte de macro e micronutrientes necessários ao funcionamento orgânico harmonioso e equilibrado.

* Prefira carboidratos de baixo Índice Glicêmico (IG) que atingem a corrente sanguínea de forma lenta e contínua, promovendo a estabilidade da glicemia. Alguns estudos sugerem que uma alimentação composta por carboidratos de baixo IG podem reduzir os riscos de obesidade, diabetes tipo II e câncer de cólon. Carboidratos com baixo IG são popularmente conhecidos como "Bons Carboidratos".

* Escolha fontes de proteínas que fazem bem
Aves, peixes, carnes magras, grãos, feijões, soja e derivados, leite, iogurte e derivados magros. As proteínas aumentam o efeito térmico das refeições, ou seja, as calorias que o organismo gasta para realizar a digestão e a absorção. Porém, não extrapole, o excesso no consumo de proteínas aumenta consideravelmente a eliminação de Cálcio pela urina.

* Inclua Soja e derivados no seu Cardápio
Além de ser fonte de proteína, a soja é ótima fonte de arginina e glicina, aminoácidos que participam da secreção de glucagon, hormônio que tem efeito termogênico (transforma parte das calorias dos alimentos em calor) e estimula a queima de ácidos graxos (gorduras). Ou seja, a Soja além de ajudar na prevenção de doenças do coração, diminuir os níveis de colesterol e triglicérides, como já é bem conhecido, colabora também no emagrecimento. Soja Já!!!

* Lembre-se dos Bioflavonóides
Eles atuam na microcirculação e aumentam o tônus venoso. Estão presentes na soja, na cebola, frutas cítricas (limão, laranja, lima da pérsia, tangerina), cereja fresca, uva, ameixa, pêra, maçã, mamão, pimenta verde, brócolis, repolho roxo e tomate.

* B6, B12 e Ácido Fólico
Todas Vitaminas do Complexo B que agem na redução dos níveis de homocisteína, proteína presente no sangue que aumenta com a idade e prejudica a circulação, além de promover a formação de radicais livres e alterar a constituição do colágeno.

Onde encontrar B6: frango, atum, fígado, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e sementes de gergelim.

Onde encontrar B12: leite e derivados, atum, carne bovina, salmão, ostras, ovos, alimentos industrializados fortificados.

Onde encontrar Ácido Fólico: espinafre, feijão branco, aspargos, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja, laranja, melão amarelo, maçã.

* Controle a Qualidade e a Quantidade de Gorduras

Fonte: Saúde Esportiva

Nenhum comentário: