Onicofagia é o impulso irresistível de roer as unhas (Lâmina Ungueal). O ato de roer as unhas envolve o lado físico, estético e emocional de quem pratica.
Pessoas que roem as unhas encontram nesse hábito, uma maneira de tentar controlar a ansiedade diante de situações difíceis, que envolvam tensão ou medo. Esse hábito geralmente é adquirido na infância, entre os 4 e 5 anos de idade. A criança vê no adulto ou amiguinhos de escola um exemplo a ser seguido, pois, não deixa de ser um ato que proporciona prazer ao ser realizado.
Existem algumas atitudes que podem ajudar a combater o ato impulsivo de roer as unhas. No caso de crianças, substituir esse hábito por outro menos nocivo e desviar sua atenção, nesse momento para outra atividade prazerosa é uma opção.
Quanto aos adultos, por vaidade, muitos deixam o hábito de roer as unhas, mas o substituem por outros também não saudáveis, como por exemplo: fumar, mascar chicletes, chupar balas ou comer as “peles grossas” que se formam na borda ungueal (“canto dos dedos”).
O que não podemos esquecer é que a causa (ansiedade) deve ser tratada por um profi ssional devidamente habilitado, no caso o Fonoaudiólogo, pois uma vez sanado o efeito (roer as unhas) tenderá a desaparecer.
O individuo que teve esse hábito por muitos anos e conseguiu supera-lo de alguma maneira, provavelmente, tem o efeito ungueal comprometido. Geralmente, ele é mais curto que o normal e há o deslocamento permanente da lateral das unhas (onicólise) e como conseqüência disso, a fragilidade das mesmas em relação aos agentes externos.
As unhas frágeis também pela pressão contínua sobre as mesmas, devido a força exercida sobre ela no ato de roê-las. A matriz também pode ser comprometida.
Não podemos esquecer que o ato de roer unhas, por fi carem constantemente úmidas e com o leito e bordas lesionadas, tornam-nas portas abertas para infecções e fungos.
Ter vontade de se livrar do hábito e procurar um especialista o quanto antes, é o melhor caminho para solucionar esse problema.
Fonte: Belezain.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário