24 de novembro de 2009

*REFLEXOLOGIA PODAL


Massagear os pontos certos pode garantir alívio e bem-estar. Identifique essas áreas e transforme a reflexologia em rotina.

Pense nos seus pés como a sua ligação direta com a terra. Os índios Cherokee, da América do Norte, têm uma frase que diz: “Seus pés caminham sobre a terra e seu espírito se une ao universo”. Uma das primeiras coisas que as pessoas fazem ao chegar em casa é tirar os sapatos – e com esse gesto rotineiro se estabelece um contato direto com o chão. Basta imaginar o corpo como uma espécie de antena: é através da sola dos pés que as tensões são canalizadas e liberadas para dentro da terra. É disso que trata a reflexologia, antiga técnica chinesa de cura que ajuda a restaurar o fluxo de energia por meio de toques em pontos específicos dos pés.

A reflexologia não faz diagnósticos, mas pode detectar os orgãos que não estão funcionando bem. Quando se sente dor em alguns dos pontos tocados, é porque algo precisa ser trabalhado, isso porque cada ponto corresponde a uma parte do corpo. Pressionando o dedão, por exemplo, pode-se aliviar uma dor de cabeça, sinusite e até mesmo desentupir um nariz congestionado. Comprimindo o ponto relacionado com o estômago, pode-se soltar aquele nó que teima em aparecer cada vez que se fica tensa e nervosa.

Além de terapeutas especializados, massagistas profissionais, os podólogos também aplicam essa técnica. Trinta minutos de reflexologia bem-feita são suficientes para melhorar a vida de qualquer um. Porém, é indicado sessões semanais, para um bem-estar contínuo. Outra opção é a auto-massagem, fácil e simples, já que o movimento para todos os pontos é o mesmo. Com o dedo polegar, caminha-se por cima do ponto escolhido com uma ligeira pressão para baixo.

Você pode massagear um ponto específico ou todos eles para um alívio completo. Escolha um dos pés e comece pela lateral interna, que representa a coluna vertebral. Depois vá para o dedão e siga massageando cada dedo. Por fim, aperte os pontos da planta do pé, com ênfase nas áreas mais doloridas e ou naquelas que refletem órgãos que você já sabe que representam seus pontos mais frágeis. Faça o mesmo com o outro pé. Tanto o pé direito como o esquerdo tem os mesmos pontos. Depois de um certo tempo a distenção e o relaxamento se instalam pelo corpo todo.

Existem também no mercado vários dispositivos com design específico para a cura dos pés, como sandálias de borracha cuja palmilhas são feitas de bolinhas salientes, ou o pé duplo de milho ( uma espécie de madeira para se caminhar por cima), além dos ativadores de pés (quadrados feitos de madeira com o desenho dos pés e todos os pontos em relevo), nos quais se pisa fazendo pressão. Eles funcionam como pontos de pressão e seguem o mesmo princípio da reflexologia.

2 comentários:

Patrícia disse...

Oi, querida!
Já postei no Blog da Clair de Lune e no Twitter. Linkei para o seu blog. Vamos bombar, lindona! Você é demais!!!
Bjinhos,
Patrícia

Ivana Costa disse...

Brigaduuuuuuu

Bjsss