28 de dezembro de 2009

*DIETA DO TIPO SANGUÍNEO

A dieta do tipo sanguíneo foi elaborada por Peter D'Adamo e apresentada em seu livro "Eat Right 4 Your Type". A premissa básica da teoria é que o tipo de sangue A, B e O é o fator mais importante ao determinar uma dieta saudável.

Porém, a dieta do tipo sanguíneo tem sido apontada por nutricionistas, médicos e cientistas como não tendo base científica.

O ponto-chave da teoria da dieta do tipo sanguíneo é a premissa de D'Adamo de que as lectinas nos alimentos reagem de forma diferente para cada tipo de sangue. Através de seus livros, ele cita trabalhos de vários bioquímicos que pesquisaram os tipos sanguíneos, afirmando que eles suportam sua teoria.

A dieta do tipo sanguíneo baseia-se não teoria da evolução dos tipos sanguíneos de William C. Boyd, um imuno-químico que fez uma pesquisa mundial sobre a distribuição dos tipos de sangue. Boyd dividiu a população mundial em 13 raças geograficamente distintas. D'Adamo agrupou essas 13 raças nos grupos sanguíneos ABO, cada tipo tendo recomendações específicas para a dieta:

* O tipo sanguíneo O acredita-se ser o caçador. O tipo sanguíneo mais antigo. A dieta recomendada para o tipo da sangue O é para as pessoas supostamente fortes e ativas que devem comer bastante carne.

* O tipo sanguíneo A é chamado de o agricultor por D'Adamo, que acredita que este tipo de sangue data do início da agricultura. A dieta recomendada para os indivíduos do sangue tipo A deve enfatizar vegetais e evitar carne vermelha.

* O tipo sanguíneo B é, de acordo com D'Adamo, o nômade, associado com sistema imunológico forte e sistema digestível flexível. A dieta do tipo sanguíneo defende que esse é o único tipo de sangue que pode ingerir laticínios.

* O tipo sanguíneo AB seria o enigma, o mais novo tipo de sangue. Em termos de necessidades da dieta, o tipo de sangue AB seria um intermediário entre os tipos A e B.

Críticas à dieta do tipo sanguíneo

A dieta do tipo sanguíneo recebe várias críticas. Um dos pontos fundamentais das críticas é que nenhuma das centenas de citações de outras pesquisas sobre tipos de sangue suporta as afirmações sobre tolerâncias diferenciadas aos alimentos. Outro ponto-chave das críticas é que a dieta do tipo sanguíneo não passou por teste clínicos para demonstrar sua eficácia.


Fonte: Saúde Esportiva

Nenhum comentário: