13 de janeiro de 2010

*BRONZEADO SAUDÁVEL

Com tantas recomendações para nos protegermos dos raios ultravioleta do sol, a gente fica mesmo insegura na hora correr atrás de uma corzinha. A boa notícia é que dá para encontrar um equilíbrio e garantir um bronzeado mais saudável. Para isso, é fundamental ter paciência e ter esta lição na ponta de língua: a cor que vem fácil vai embora fácil - e ainda deixa um rastro de manchas e ressecamento.

Ou seja, para ter um bronzeado bonito e cheio de saúde, você precisará seguir algumas regras à risca e, o mais importante, manter um planejamento que deve começar bem antes de você esticar sua canga colorida na praia ou na piscina. Fique de olho nas dicas a seguir!

Do escritório para o sol

Você passou o ano inteiro enfurnada em um escritório e, agora que o verão está se aproximando, não vê a hora de ganhar um tom dourado de capa de revista? Vamos com calma. Muita calma!

A recomendação é começar o plano "cor de verão" aos pouquinhos. Além disso, você deve se munir de ferramentas para otimizar o bronze. É o caso, por exemplo, de ingerir alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, o mamão e a manga, o que estimula o organismo a produzir melanina, o pigmento da nossa pele.

O que isso significa? Que os banhos de sol que você tomar vão se tornar muito mais efetivos!

Mas nada de se estirar sob o astro-rei sem proteção. O uso do filtro solar é essencial. Sempre! E com ampla proteção solar contra raios UVA e UVB.

Plano progressivo

Se você vai passar uma temporada mais longa em contato com o sol, o ideal é começar um programa de bronzeamento do corpo com um bloqueador que tenha fator de proteção solar (FPS) mais alto, algo em torno de 45. E, depois de uma semana, diminuir para 30, chegando a 15 depois de quinze dias.

Essa gradação faz com que a pele vá ganhando cor aos pouquinhos e, quanto mais escura, tem mais melanina, o que protege a pele naturalmente! Além disso, a cor adquirida desta forma demora muito mais tempo para ir embora.

Atenção: embora no corpo seja possível diminuir o FPS com o tempo, no rosto a dica é usar sempre o filtro recomendado especialmente para seu tipo de pele e com, no mínimo, FPS 30.

Atenção ao horário

Não adianta torcer o nariz: se a ideia é ganhar uma cor saudável, tomar sol apenas no "horário do bem" é essencial! Isso significa que você deve ficar na praia apenas até as 10h da manhã e a partir das 16h.

E não se esqueça: para fazer efeito, o protetor solar deve ser passado antes de você sair de casa. Reaplique-o também de acordo com as instruções do fabricante.

Manter-se bem hidratada, por dentro e por fora, é a dica que complementa os cuidados para um bronzeado de causar inveja. Para isso, beba no mínimo oito copos de água por dia e abuse do hidratante indicado para o seu tipo de pele. Vale também lançar mão de produtos para uso depois do sol, que ajudam a acalmar a pele e mantê-la cheia de vida!

Fonte: www.jnjbrasil.com.br

Nenhum comentário: