18 de dezembro de 2009

*ENVELHECIMENTO DAS MÃOS

Expostas constantemente à ação do frio e calor e freqüentemente se encontram em atividade e dessa forma, as mãos são vítimas fáceis do envelhecimento. Esses fatores contribuem para que a pele do dorso fique flácida, desidratada, perca elasticidade e fique com as veias muito nítidas. Além do mais, dependendo da predisposição de cada pessoa, surgem as chamadas manchas senis, que colaboram ainda mais para o envelhecimento das mãos. É impossível determinar exatamente quando as mãos começam a envelhecer. Existem pessoas que antes dos 50 anos já apresentam mãos enrugadas e com manchas senis, devido, principalmente, à exposição exagerada ao sol (seja por lazer ou por causa da profissão) sem o uso de bloqueadores.

Devemos lembrar que a ação do sol na pele é acumulativa e seus efeitos só vêm à tona anos e anos mais tarde. Óbvio que fatores hereditários, algumas patologias, o fumo e até o estresse aceleram o processo do envelhecimento. A pele fotoenvelhecida tem como características a perda da elasticidade, manchas escuras ou claras, rugas finas e profundas e a alteração da superfície da pele, que pode se apresentar mais áspera, ressecada e descamativa. Além disso surgem as ceratoses solares, lesões que atingem a camada mais superficial da pele formando "crostas" e que, eventualmente, podem transformar-se em um câncer da pele.

A insatisfação com a aparência das mãos é mais comum do que se possa imaginar. Quem esqueceu de tratá-las bem, ao longo dos anos, ainda pode contar com os benefícios dos mais diversos tratamentos estéticos para amenizar os efeitos incontestes do tempo.

Cuidados especiais: Devemos manipular sabão e detergente usando luvas forradas de pano e, depois, aplicar hidratante. A borracha provoca suor e macera as mãos. A principal forma de prevenir o envelhecimento da pele é a proteção contra o sol, que deve ser iniciada na infância. Ao sair de casa, em qualquer época do ano, use filtro solar.

Lavar com sabonetes à base de glicerina e que não contenham substâncias abrasivas, ressaltando também o uso de hidratantes sem óleo, os chamados “oil free”. E não esquecer de ingerir água, pois esse é o melhor e o único meio para a hidratação.

Fonte: Belezain.com.br

Nenhum comentário: