19 de dezembro de 2009

*EMAGREÇA COM O PODER DA MENTE

Controle sua mente

Toda segunda-feira é a mesma história: dia de começar a dieta, de voltar a fazer exercício, de imaginar aquela calça preferida fechando novamente na cintura. As promessas são muito bem intencionadas até você esbarrar no primeiro bombom. Diante da tentação, você negocia consigo mesma: "vou comer o doce e não vou jantar". Mas quando chega em casa, faminta, não resiste ao arroz e feijão e decide comer só um pouquinho... Daí, a boa intenção vai por água abaixo e a dieta também. Mais uma semana passou. "No começo do regime as vontades repentinas de comer um doce ou salgado aumentam, mas tudo se deve à atenção que a comida está recebendo", diz a nutróloga Vânia Mendes, de Santa Catarina. Por isso, a melhor forma de resistir aos difíceis primeiros dias e seguir a dieta é aprender a pensar como uma pessoa magra. Sim, a nossa mente é capaz de ajudar na perda de peso! A seguir, ensinamos 7 grandes lições para acabar com o pensamento gordo e dar um gás à sua dieta. Com elas é possível perder 1 kg por semana, sem fazer muito esforço.

Concentre-se na vontade de perder peso e seja firme para enxugar até 1 kg por semana. Veja as lições que vão trabalhar a força da sua mente.

1. Vá devagar

Quando você decide por um regime muito duro - como ficar em jejum, comer só proteínas ou beber apenas líquidos por muitos dias -, aumenta a chance de cair em tentação. Antes de eliminar gordura, o organismo elimina água e massa magra e começa a sentir falta de vitaminas e minerais. Aliás, ele não é nada bobo! Assim que percebe a falta de um nutriente, poupa energia e diminui o gasto calórico. Resultado: assim que você nota a perda de alguns quilinhos, retoma a alimentação normal e recupera, num passe de mágica, tudo o que perdeu.

2. Mude seus conceitos

Não encare verduras, legumes e frutas como um sacrifício para emagrecer. Eles são fundamentais em uma alimentação saudável e precisam fazer parte da sua rotina alimentar. Se você não gosta de um tipo de legume ou verdura, não tem problema. As opções são variadas. Procure novas receitas e tente outros sabores.

3. Proteja-se das tentações

Não adianta lutar contra o pensamento gordo, abrir a geladeira e ver um bolo com cobertura de chocolate piscando pra você. Aí, não há boa intenção que resista! A dica é se aliar aos alimentos amigos da balança, como gelatina diet, frutas, barrinhas de cereais, biscoitos cream craker e torradas integrais com queijo branco e ricota. No supermercado, seja forte: evite os corredores cheios de doces, bolachas e outras gostosuras.

4. Coma devagar

Mastigue bem devagar cada garfada. É durante a mastigação que o mecanismo da saciedade é acionado e chega ao cérebro. Esse processo demora uns 20 minutos. Lembre-se de não levar as travessas com os alimentos à mesa para evitar repetir a quantidade de comida. Monte seu prato no fogão mesmo.

5. Evite se pesar várias vezes

Basta um dia seguindo o regime à risca e você já corre para se pesar. Em alguns casos, esse simples hábito pode mandar a sua autoestima para o espaço. Nosso corpo não é o mesmo todos os dias. Pode acontecer de você reter bastante líquido durante um dia e isso afetar o seu peso na manhã seguinte. Portanto, é melhor escolher intervalos maiores para conferi-lo. A cada 15 dias, por exemplo, no mesmo horário e na mesma balança, é uma ótima saída para se pesar sem susto.

6. Busque outros prazeres

Claro que é preciso prestar atenção na alimentação quando se está de dieta, mas isso não significa que o pensamento deve estar totalmente voltado para a comida. Quando não estiver na hora das refeições, procure se distrair. Leia um livro, ouça suas músicas preferidas, assista a um filme bacana, arrume os armários, faça uma caminhada longa. Enfim, esqueça que está de dieta.

7. Na dúvida, fique com o trivial

Diante da variedade dos cardápios de restaurantes, escolha os pratos mais simples, que, certamente, serão menos calóricos. Prefira arroz, feijão, carne grelhada, legumes e verduras em vez de uma fatia de quiche com salada e molho. O mesmo vale para a sobremesa: coma fruta.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br

Nenhum comentário: