22 de dezembro de 2009

*MINIMIZAR RUGAS DE EXPRESSÃO SEM CREMES NEM CIRURGIAS

Quem pensa em fonoaudióloga, logo pensa em dificuldades de fala, audição, mastigação, deglutição, etc. Dificilmente pensa-se neste profissional como alguém capaz de minimizar as rugas de expressão e de melhorar o tônus muscular do rosto, porém, a Dra. Marcia Silva, especialista em motricidade oral, explica que há muitas aplicações estéticas na fonoaudióloga.

A Dra. Márcia esclarece que com o envelhecimento vão surgindo naturalmente as rugas de expressão. Movimentos e expressões exageradas da face podem aumentar e causar mais rugas. Para evitar que isso ocorra é importante eliminar os esforços desnecessários. A pessoa precisa tomar consciência que realiza esses movimentos, perceber e aprender a controlar estes movimentos para trazer equilíbrio, harmonia e suavidade ao rosto.

Um hábito que pode causar rugas, por exemplo é engolir apertando os lábios que também trará rugas para a região da boca e pode, eventualmente, estar relacionado à movimentação inadequada da língua. Movimentos repetitivos também tendem provocar rugas de expressão.

Uma simples função como mastigar inadequadamente pode provocar flacidez dos músculos da face, da boca e da língua, ocasionando o temível papinho. Quando se mastiga de um lado só, pode provocar assimetrias, aumentando o volume da bochecha. A mastigação inadequada também acaba prejudicando o próprio processo de digestão, lembra a Dra. Márcia.

O fonoaudiólogo avalia as expressões e o tipo de face e propõe o melhor tratamento, que dura em média dez sessões, nas quais são passadas orientações com relação à postura, alimentação, exposição ao sol, etc. Trabalha-se um conjunto de fatores como o reequilíbrio da musculatura, relaxando onde existe tensão e fortalecendo onde há flacidez. As funções de respiração, mastigação, deglutição e fala também são analisadas e adequadas dentro das possibilidades de cada indivíduo. Para o sucesso do tratamento é essencial o desenvolvimento da autopercepção dos movimentos repetitivos executados, com conseqüente redução ou eliminação dos mesmos.

Fonte: Saúde Esportiva

Um comentário:

alexandra disse...

Ahhh era bem do que eu tava precisando